Governo dá novos rumos ao Museu do Índio

por Rafaela Pinheiro

Os índios podem finalmente comemorar. Depois de uma luta que durou vários anos e uma desocupação no mínimo traumática, em março, feita com muita violência por parte da polícia, os índios retomaram o prédio do antigo Museu do Índio.
Antecipada na última segunda-feira (29) pelo governador Sérgio Cabral, a devolução do imóvel aos índios começou a ser concretizado nesta terça (30), após reunião entre a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, e diversas lideranças indígenas.
A informação foi divulgada nesta quarta (31), em nota da Secretaria Estadual de Cultura. Segundo o texto, estiveram presentes ao encontro com a secretária representantes de diversas etnias. Ficou decidido que haverá uma nova reunião no próximo dia 6, para começar a definir a elaboração do projeto, como nome, estrutura, cronograma e modelo de gestão do futuro Centro Estadual de Estudos e Difusão da Cultura Indígena.
Adriana Rattes propôs que o centro seja criado como uma instituição pública estadual e sugeriu que tenha na sua estrutura um conselho permanente formado por representantes do Instituto Tamoyo/Aldeia Maracanã, de índios de outras etnias que se interessarem em participar e de entidades e pessoas da sociedade civil ligadas à causa indígena.
Depois dos protestos contra a demolição do Museu, que seria parte das obras de reforma do Maracanã, o Governo desistiu da demolição, o que pode ser considerado uma vitória para os índios.
Porém, vale ressaltar que essa vitória pode ser questionada uma vez que o momento é de pressão por parte da sociedade para a saída do governador Sergio Cabral. Seria essa uma medida para silenciar a voz do povo?

0 comentários:

top