O projeto que proíbe a instalação de outdoors no Centro Histórico da cidade está na fase de conclusão para ser apresentado à Câmara de Vereadores. A secretaria municipal responsável pela revitalização de patrimônios e memória da cidade já está fazendo um mapeamento da área que será contemplada, que deve ir da Praça Mauá até o Campo de Santanna.
A intenção é acabar com a poluição visual na região, a exemplo do que foi realizado pela Lei Cidade Limpa, que entrou em vigor em janeiro do ano passado em São Paulo. Em setembro, o vereador Paulo Cerri, líder do governo na Câmara, já tinha apresentado um projeto que previa limites e multas para quem inundasse a cidade com publicidade em placas, faixas e cartazes.
O projeto está em processo na Câmara, mas empacou na Comissão de Assuntos Urbanos, que fez vários pedidos de informações. Pelo projeto do vereador Cerri, o primeiro bairro a passar pela limpeza seria Copacabana, seguidos pelas linhas Amarela e Vermelha, Centro e Barra da Tijuca.
Se a lei for regulamentada, placas, outdoors, banners e outros tipos de propaganda ficarão restritos aos pontos pré-estipulados pela prefeitura, como pontos de ônibus. Vale lembrar que uma lei parecida já proíbe a utilização de outdoors, galhardetes ou qualquer tipo de propaganda veiculada a partidos políticos e eleições nas ruas de toda a cidade.
0 comentários:
Postar um comentário