Nesta última semana, uma professora do Rio Grande do Norte se tornou a porta voz da classe, ao relatar de forma muito corajosa a precariedade do sistema educacional brasileiro. Um vídeo que mostra a docente de português Amanda Gurgel silenciando os deputados potiguares durante uma audiência na assembléia legislativa daquele estado foi postado no site youtube e ganhou ampla repercussão nas redes sociais.
Em seu pronunciamento, amanda relata as angústias dos profissionais que atuam no dia-a-dia das escolas como: a falta de salários dignos, a superlotação das classes e a falta de investimentos públicos. Em pouco mais de 8 minutos de discurso, a professora faz um resumo de todos os problemas estruturais que impedem o desenvolvimento da educação no brasil.
Infelizmente, nada do que ela falou é novidade. É fato sabido que a educação deveria ser prioridade em qualquer sociedade, mas em nosso país este panorama ainda está muito distante do ideal. É uma vergonha que uma nação como o Brasil, que tem a oitava maior economia do planeta ocupe posições tão discretas em rankings que medem os índices de educação. A diminuição da desigualdade social em nosso país está intrinsecamente ligada a melhorias do ensino público. É triste ver docentes ganhando tão pouco enquanto parlamentares votam para dar a si mesmos aumentos extraordinários.
Para que haja o desenvolvimento pleno de uma sociedade, é preciso que se tomem todos os cuidados necessários com o sistema pedagógico, que tem no professor, sua figura principal.
Confira o vídeo na íntegra:
Por João Vitor Figueira
1 comentários:
Vi, gostei e repassei. Esta professora é a pessoa mais honesta e franca que já vi falando. Muito boa!
Postar um comentário