Mudanças radicais na sociedade podem não ser bem aceitas!

A sociedade brasileira está presenciando uma série de mudanças sociais de comportamento, a pergunta que fica no ar é “será que estamos preparados para esses acontecimentos?” Esse é o tema do quadro pensado alto de hoje.

Nas últimas semanas dois fatos marcaram o noticiário nacional: passeatas a favor da legalização da maconha em São Paulo e no Rio de Janeiro e a aprovação da lei que concede a homossexuais o direito da união civil. Porém, a polêmica que esses temas levantaram demonstra um despreparo e um grande preconceito perante esses assuntos. A maconha desde sua chegada ao Brasil é marginalizada, por ter sido trazida pelos negros para terras tupiniquins. Desde então tem seu consumo relacionado a vagabundos e traficantes. O que não é um fato tão convincente, pois pesquisas mostram que o perfil dos consumidores da Canabis é de homens de classe média, com renda maior que 5 salários mínimos

A união civil de homossexuais esbarra no conservadorismo católico e protestante, que tem uma forte bancada no congresso, e sempre que seus interesses são “feridos”, essa bancada faz de tudo para que suas medidas sejam aprovadas. Sem contar no preconceito que os gays sofrem por demonstrar seu afeto em público.

Portanto, antes de pensar em legalizar ou liberar, temos que discutir cuidadosamente essas medidas, pois somos uma democracia recente, de apenas 21 anos de voto livre, e conservadora, e por isso medidas liberais como estas são mal vistas por grande parte da sociedade. Mas com uma educação mais qualificada e um aumento da qualidade de vida, quem sabe as próximas gerações poderão discutir melhor esses temas? Infelizmente ainda não estamos prontos para tanto liberalismo social.


Ulisses Valentim

0 comentários:

top