Se você acha que as únicas histórias em quadrinhos são as do Super Homem, Batman e Homem–Aranha, está completamente enganado. O quadro Cultura e Arte de hoje irá falar de quadrinhos 100% nacionais.
A primeira revista em quadrinhos lançada no Brasil foi “A turma do Pererê” do cartunista Ziraldo, que fez grande sucesso. Um dos motivos desse sucesso no publico infantil foi a presença marcante de elementos da cultura e do folclore nacional, tendo o saci como personagem principal, como coadjuvantes personagens como o índio Tininim, o onça Galileu,o jabuti Moacir, e o tatu Pedro Vieira. As histórias dessa turma marcaram a infância de muitos adultos. Passa na Mata do Fundão, o que na verdade seria o Brasil. Pererê e sua turma sempre defendiam a floresta de caçadores e madeireiros, ajudando as crianças da época a terem um pensamento de conservação ambiental.
Do mesmo autor, e com a mesma intensidade no sucesso também temos o inesquecível menino maluquinho, quadrinho que virou filme e posteriormente um seriado de TV aberta, este conta as aventuras e invenções de uma criança alegre e bem sapeca e com uma criatividade bem fértil. Esse cartum descreve liricamente o sabor da infância.
Por último e não menos importante temos a turma da Mônica, do mestre Mauricio de Souza, criada em meados da década de 60, inicialmente com o cãozinho azul Bidu e seu dono franjinha, hoje tem mais de 150 personagens, divididos em várias, turmas, como a turma do Chico Bento, turma do Penadinho, turma do Papa–Capim entre outras. A fama dos personagens é tão grande, que suas revistinhas já estão traduzidas para o inglês e para o espanhol, sem contar que as tirinhas que são publicadas em jornais, já circulam por mais de 70 países.
Então, aproveitando essas dicas que eu acabei de dar, que tal correr até uma banca de jornal e se deliciar com essas belas histórias nacionais?
0 comentários:
Postar um comentário