Depois de quase 3 anos de lançamentodo premiado disco Viva La Vida, parece que a espera dos fãs de Coldplay começa a chegar ao fim. O quarteto britânico disponibilizou no site iTunes, no último domingo, um EP com três músicas inéditas, que estarão no próximo álbum da banda, ainda sem nome e com data de lançamento prevista para o final deste ano.
Desde o lançamento do single Yellow, no ano 2000, Chris Martin e cia já ganharam 7 prêmios grammy, venderam mais de 50 milhões de discos e foram responsáveis por criar algumas das melhores canções da última década como Clocks, In My Place e Viva La Vida. Será que uma banda que já conquistou tanta coisa no mundo do showbizz conseguirá se reinventar depois de tanto tempo? Não seria preciptado dizer que SIM!
Apesar do quinto álbum ainda não ter sido lançado, algumas das novas canções já foram disponibilizadas na Internet e as apresentações do Coldplay em festivais de verão da Europa como Rock Am Ring e Glastonbury tem levado o público ao êxtase coletivo por conta da energia das canções inéditas, chegando a ofuscar a apresentação de outros headliners como os gigantes do U2.
Qual seria o segredo dessa formula de sucesso? O Coldplay de 2011 parece mais experiente, mais maduro e desta vez, menos prepotente do que na fase X&Y. Mais carismático que nunca, Chris Martin mostra que evoluiu bastante como vocalista, deixando os falsetes exagerados um pouco de lado e como letrista, falando mais sobre temas universais do que sobre suas angústias pessoais. Johnny Buckland tem criado uma identidade própria ao tocar sua guitarra, que com tantos reverbs e delays, encheriam The Edge, do U2 , de orgulho. O baterista Will Champion tem ganhado cada vez mais espaço dentro da banda, chegando a dividir os vocais com Martin em algumas faixas e o baixista Guy Berryman, apesar de discreto tem dado uma contribuição importante.
O maior exemplo de que a banda está disposta ousar nesta nova fase é a música Every Teardrop Is A Waterfall onde o grupo pisa num terreno nunca antes explorado: o da música pop. Com uma levada eletrônica, riffs de guitarra milimétricamente encaixados e um desfecho maestral, a canção tem grandiosidade suficiente para se tornar um hino.
Então, que venha logo este próximo disco, porque ele pode ser responsável por dar aos quatro garotos de Londres o status de melhor banda da atualidade.
Por João Vitor Figueira
Ouça abaixo a canção Every Teardrop Is A Waterfall
0 comentários:
Postar um comentário