Quem nunca teve um All-star que atire a primeira pedra. Criado no começo do século passado, um dos calçados mais famosos do mundo ainda persiste nos dias de hoje com toda sua expressividade e irreverência. E o quadro estilo de quinta irá falar deste tênis que atravessa gerações.
O All-star começou a ser produzido em 1917, mas só veio a se tornar popular quando famosos jogadores de basquete dos Estados Unidos começaram a utilizá-lo dentro das quadras. A partir daí sua popularidade nunca mais caiu. Entretanto, tempos depois, houve uma mudança no perfil de seus utilizadores. O calçado foi deixado de ser usado por esportistas e passou a cair no gosto dos músicos.
Ele sempre foi apontado como característica marcante de tribos e grupos urbanos, principalmente daqueles ligados a música. Na década de 50, alguns Rockabillys já o calçavam. Mas o boom do calçado surgiu mesmo com o Punk Rock, na década de 70 e 80. Qualquer Punk que se preze sempre andava com aquele all-star preto e bem sujo. Já em 90, o sapato era utilizado por todos os Grunges, sem tirar nem por. Por este motivo, até alguns anos atrás, qualquer pessoa que o utilizasse sofria um certo preconceito.
Mas o panorama mudou, e hoje em dia o tênis virou moda. A variedade também ajudou para que isto ocorresse. Com modelos cada vez mais diferentes, cores mais diversas, estampas originais, e preços acessíveis, qualquer pessoa se sente atraída por um All-star. Mais do que uma tendência, ele representa um ícone da cultura contemporânea. Se você ainda não tem um, vá logo à loja de sapato mais próxima, e se já tem, por que não comprar mais um?
Gabriel Manes
0 comentários:
Postar um comentário