A problemática FIFA - Brasil na Copa do Mundo 2014


Hoje, em nosso blog, vamos falar um pouco sobre a novela que envolve a relação nada amorosa entre Brasil e FIFA.
Como você deve saber, há pouco mais de um mês, o Governo e a FIFA vêm trocando farpas publicamente, sem qualquer interesse em deixar em segredo o que pensam. O barril de pólvora estourou no dia 2 de março, quando o secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke criticou duramente o Brasil, com referência aos atrasos das obras para a Copa do Mundo de 2014, e arrematou:

“Não está funcionando. O Brasil merece um chute no traseiro.”

Logo no dia seguinte, a novela prosseguiu em mais capítulo quando o senador Aldo Rebelo alegou dispensar a presença de Valcke como interlocutor para os assuntos da copa. Em seguida, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, pediu desculpas pelo ato errôneo de seu secretário.
Mais tarde, as autoridades convidaram o presidente da FIFA e não o secretário para que atuasse nessa interlocução. O melodrama prossegue quando o senador Roberto Requião, que é do PMDB do Paraná, solta o verbo e diz: 

“Não queremos o porteiro da FIFA. O requerimento aprovado foi para receber o Blatter, não esse bedel da FIFA. Se depender de mim, ele receberá um pontapé em suas redondas abundâncias.”

Será que discutir quem vem ou quem não vem ao Brasil é uma questão realmente decisiva? É óbvio que a atitude de Jérôme Valcke não foi a mais acertada, até porque deve-se considerar a soberania do Brasil. Por outro lado, pode ter servido para o Brasil acordar desse sono profundo e começar a agir, afinal faltam apenas dois anos!

Por Victor França

0 comentários:

top