Meio século de história, rixa, confrontos políticos e muito, muito futebol, esta é a melhor definição para o segundo maior torneio de seleções do planeta: a Eurocopa.
Na última sexta-feira começou o campeonato de futebol Europeu, organizado pela UEFA, e mais conhecido como Eurocopa. Tal como a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões e os Jogos Olímpicos, a competição surgiu graças a um francês e naturalmente, teve a França como país sede da primeira edição, que começou 15 anos após o término da Segunda Guerra Mundial.
E sem canhões, mísseis e armas nucleares, o primeiro campeão do torneio foi o país europeu que melhor sobreviveu a grande guerra: a União Soviética, e teve em seu goleiro, conhecido como aranha negra, o maior destaque da competição.
Quatro anos se passaram, sim, assim como a Copa do Mundo a competição é feita de quatro em quatro anos. E após os títulos da Espanha em 64, Itália em 68, Alemanha em 72, surgiu a Tchecoslováquia que bateu a favorita Alemanha em uma primeira final decidida nos penaltis.
Em 1980 a Alemanha sagrou-se bicampeã, em 84 surge a França do craque Michel Platini, hoje atual presidente da UEFA. Em 88 a consagração de um país com o futebol das mais elegantes: a Holanda de Van Basten, no início dos anos 90, mais precisamente 92, surge uma grande surpresa: a Dinamarca, em 1996 o terceiro triunfo da Alemanha. Na primeira edição do segundo milênio, deu França que após ter vencido a Copa do Mundo de 98 em seu território, ratificou tudo que foi dito pela mídia, principalmente sobre sua estrela principal: o craque Zinedine Zidane.
2004 foi o ano da maior zebra de todos os tempos: a Grécia que bateu Portugal de Deco, Figo, Cristiano Ronaldo e companhia em pleno solo ibérico. E depois em 2008, a Espanha após muito tempo com os principais clubes do mundo, consegue vencer a compatição entre países.
Por fim, no vigente mês de junho está acontecendo a 14ª edição da competição do velho continente. Ucrânia e Polônia são as sedes. E o torneio já começou com vários confrontos históricos. França e Inglaterra, inimigos toda a vida, e Polônia e Rússia, que acontece na capital Varsóvia são alguns dos jogos, que, com perdão do trocadilho, terá cheiro de muito suor e sabor de sangue!
0 comentários:
Postar um comentário