Quem vai levantar a Taça Rio?

Façam suas apostas! Quem vencerá a Taça Rio? Os quatro grandes confirmaram o favoritismo, vencendo seus primeiros confrontos. Mostrando que não estão dispostos a perder pontos preciosos para os times considerados “pequenos”. A pergunta que fica é: Será que os grandes vão continuar assim durante todo o 2º turno? Porque depois da Taça Guanabara já não se pode usar a desculpa de falta de ritmo de jogo ou condicionamento físico, mas o cansaço devido à maratona de jogos pode dificultar bastante.

Um dos que vão sofrer com isso é o Flamengo, que disputa paralelamente a Libertadores da América, mas conta com o privilégio de já ter garantido sua vaga na final do estadual e pode ter o luxo de escalar o time misto, poupando alguns titulares. E o time da Gávea provou que tem um dos melhores elencos do Rio vencendo o Resende de virada por 4 x 2. Mesmo com o time recheado de reservas, o time de Joel Santana mostrou força e disposição para tentar carimbar o título do estadual vencendo os dois turnos.

O Botafogo já demonstrou no sábado um pouco de desgaste, depois da final do 1º turno que gerou muita revolta alvinegra, somada a uma longa viagem ao Acre, onde enfrentou o Rio Branco pela Copa do Brasil. O time da estrela solitária não repetiu as boas atuações que encantaram os torcedores na Taça Guanabara e só conseguiu vencer o América, que ainda não venceu no Carioca, por apenas 1 x 0. O time sentiu muito a ausência do capitão Lúcio Flávio e do meia Zé Carlos, que estavam suspensos. O próprio técnico Cuca diz que o elenco é reduzido e há carência em alguns setores, em que não possui substitutos. Parece que o Botafogo está com o mesmo problema do ano passado, quando o time titular era bom, mas não tinha peças de reposição e isso pode complicar mais uma vez o caminho do Glorioso, que é um grande favorito ao título da Taça Rio.

A outra equipe do Rio na Libertadores parece que não sentiu o impacto de ter perdido Leandro Amaral, um dos seus tenores do ataque. O tricolor venceu fácil o time da Cabofriense, que fez uma boa campanha no 1º turno, por 3 x 1. O time das Laranjeiras tem um elenco invejável, cheio de jogadores com muita técnica e começou a temporada com pompa de favorito para ganhar o Cariocão 2008. E agora que o técnico Renato Gaúcho tem menos uma “dor de cabeça” na hora da escalação, parece que a máquina tricolor engrenou e quer confirmar a fama que obteve no começo do ano. Seu grupo é um dos mais difíceis na maior competição Sul-Americana e o Flu vai ter que suar muito a camisa para conseguir se sair bem nas duas competições. Qualidade dos seus jogadores é o que não vai faltar.

Chamado de quarta força do Rio, o Vasco vai tentando retirar esse rótulo a cada jogo. O time da Colina goleou o Boavista por 4 x 0, jogo que marcou, em grande estilo, a reestréia do atacante Jean, que fez um gol e participou do lance de outro. A volta de Edmundo a São Januário trouxe esperança à torcida cruzmaltina, que vê no eterno ídolo a chance de sair do jejum de títulos que já vai completar cinco anos. Analisando a tabela, teoricamente o Vasco terá um caminho “fácil” na Copa do Brasil, pegando adversários de menor expressão. Porém o grupo vascaíno é repleto de jovens e vai ter que contar com a ajuda de seus veteranos, como o meia Beto e o próprio Edmundo para adquirir experiência e brigar para garantir a vaga na final do estadual contra o Flamengo.

Será que os grandes vão conseguir vencer o desgaste e repetir no 2º turno o feito da Taça Guanabara, em que todos se classificaram para a fase final ou os “pequenos” ainda vão aprontar nesse Carioca, mesmo tendo que jogar contra Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco sempre fora dos seus domínios? Isso só saberemos daqui a algumas rodadas. Mas uma coisa é certa: sem dúvida o Campeonato Carioca é o mais charmoso do Brasil.

1 comentários:

Luiz Portilho disse...

Hugão, meu caro... Eu li seu texto depois da goleada do FLORminense sobre os nossos hermanos do Arsenal... Já to peidando na farofa!!!!

top