Chegou ao fim, neste final de semana, o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Pelo menos no número de rodadas, pois alguns clubes, em especial os dos Rio de Janeiro, têm jogos a realizar, adiados em função dos Jogos Pan-Americanos.
O campeonato desse ano está marcado sobretudo pelo equilíbrio, ou até mesmo, pela irregularidade. Pois a maioria dos times acumulam sucessos e insucesos num período de tempo curtíssimo. Essa é a explicação para que a distância entre o primeiro integrante da zona do rebaixamento, a 17ª colocação e o 11º lugar, posição que assegura uma vaga na Copa Sul-Americana, seja de apenas 6 pontos.
E nesse contexto, o São Paulo sagrou-se campeão do primeiro turno, um título simbólico é verdade, mas que desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, o campeão do primeiro turno é o mesmo que levanta a taça no final do ano.
Fato e curiosidade ruins para o Botafogo. Equipe que apresentava o melhor futebol durante a competição e liderou por boa parte o torneio, mas que caiu de rendimento e que agora está na segunda colocação, distante em 7 pontos do líder, mas com um jogo a menos. A conferir a capacidade do alvinegro de tirar essa vantagem do tricolor paulista.
O Vasco terminou esse primeiro turno na zona da Libertadores, em quarto lugar, 9 pontos atrás do líder, também com um jogo a menos. Bela campanha a vascaína, principalmente porque ao contrário do Bota que era apontado como favorito, o time da Colina era tido como um "possível" rebaixado.
O Fluminense após o título da Copa do Brasil, que lhe assegurou uma vaga na Libertadores do próximo ano, caiu de rendimento e ficou cinco partidas sem vencer. Jejum quebrado nessa última rodada. Vitória aliás que revigorou o ânimo tricolor, que volta a pensar no título, pelo menos esse é o discurso do técnico Renato Gaúcho.
Já o Flamengo é o time carioca de pior campanha. São apenas três vitórias em quinze jogos disputados, algo que lhe "vale" a 19ª colocação, o penúltimo lugar. Mesmo com 4 jogos a menos, o rubro-negro está em situação preocupante. A esperança é que o segundo turno seja bem melhor e a equipe possa sair da ingrata posição.
0 comentários:
Postar um comentário