Reitor afirma que a universidade não possui verbas para recuperar as áreas danificadas
O reitor Nival Nunes de Almeida afirmou, em uma coletiva realizada no início desta tarde, que as aulas no campus Maracanã da UERJ serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 8. A Sub-Reitoria de Graduação (SR-1) e a Sub-Reitoria da Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2) foram destruídas pelas chamas. Além delas, a Comuns (Diretoria de Comunicação da UERJ), o Cepuerj (Centro de Produção da UERJ) e o Proderj (responsável pela tecnologia da informação e comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro) também foram afetados.
- A nossa maior tristeza hoje passa por esse problema envolvendo as sub-reitorias. Processos que registram a história e a vida na UERJ foram queimados. Todo um histórico de pesquisas e dos cursos de graduação não existe mais. Alguma coisa pode ter sido preservada, estamos tabalhando nisso - disse Nival.
As atividades dentro do campus começarão a ser retomadas gradativamente durante a semana. No prédio do Pavilhão Haroldo Lisboa, popular Haroldinho, somente funcionarão as atividades de pesquisa. O Teatro Odylo Costa Filho e o Ginásio da UERJ operam normalmente.
Para que a rotina acadêmica se normalize toda a fiação elétrica e a tubulação de água do bloco F/A do prédio terá que ser recuperado emergencialmente.
- Até o terceiro andar tudo foi destruído, acima somente houve alguns pequenos focos de incêndio. O maior problema diz respeito à fiação elétrica e à tubulação de água, que foram completamente destruídos. A energia tem que ser restabelecida para que as aulas sejam retomadas - afirmou o reitor.
Ao contrário do que foi divulgado na noite de ontem, a Dinfo (Departamento de Informática) não foi atingida pelo incêndio. No entanto, o cabeamento responsável pela rede da universidade foi danificado e serão necessários reparos emergenciais.
Para que as obras de reparo sejam realizadas, a UERJ precisará que uma verba extra seja liberada pelo Governo Estadual. O próprio reitor disse que, hoje, a universidade não possui recursos suficientes.
- A UERJ não recebe verba para investimento. Tudo que recebemos é suficiente, apenas, para o custeio das despesas básicas da universidade. Com isso, a situação somente piora, uma vez que não conseguimos realizar os pequenos reparos na estrutura que, acumulados, chegam nesta stuação que vocês podem ver. Hoje, a UERJ não tem verba suficiente para reparar os danos do incêndio - completou.
Os secretários estaduais de educação, Nelson Maculan Filho, e de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, estiveram no campus Maracanã para explicitarem o apoio do Governo Estadual à UERJ. No entanto, segundo o reitor ainda não se sabe quanto será liberado para as obras.
Uma nova reunião com os diretores das unidades acadêmicas está marcada para a manhã de terça-feira, quando serão avaliados os danos causados pelo incêndio em cada departamento. Além disso, os estudantes também organizam uma assembléia, no mesmo dia, às 18 horas, em frente à entrada principal do campus.
Mais informações serão divulgadas no transcorrer da semana no blog da TV UERJ Online.
7 comentários:
Afinal, as aulas voltam na quarta-feira próxima, ou na segunda-feira da outra semana? No Globo Online consta que o Nival falou que seria na quarta. Eu considero este blog mais oficial, mas enfim?
Acredito que seja na segunda mesmo, pq na quarta era a informação que se tinha antes da coletiva do Nival e essa informação de segunda ao que parece foi dita durante a entrevista coletiva.
...
Detalhe, que hora é essa do blog ??? Está 4 horas atrasado, ou seja, o último post foi às 13:22 e não às 9:22, como está registrado ...
Eu confirmo que as aulas só voltam na segunda.
O horário do Blogspot é meio confuso mesmo.
A assembléia sera terça, mas terça amanhã (02/10) ou terça outra, depois do inicio das aulas??
Terça-feira, dia 02, às 18:30 e quarta-feira, dia 03, às 10:30
Postar um comentário